domingo, 21 de novembro de 2010

Você sabe o que é o SISU?

SISU – Sistema de Seleção Unificada

O Sistema de Seleção Unificada ( SISU ) é um sistema que foi desenvolvido pelo Ministério da Educação ( MEC ) para organizar e possibilitar que a maior quantidade possível de alunos use a suas notas do ENEM para entrar na Universidades Federais.

Para tornar o acesso mais amplo, as inscrições para o SISU são disponibilizadas pela internet através do site do SISU.

Todos os alunos que tenham feito o ENEM podem participar do sistema de seleção do SISU. A quantidade de vagas oferecidas pelas Universidades Federais para os alunos participantes do programa varia de acordo com a instituição ( não existe uma regra geral ).

Em relação a nota corte do SISU ( nota mínima dos alunos para concorrer as vagas ), ela é variável e muda de curso para curso e de universidade para universidade, esta nota de corte é determinada por dois fatores principais:

  • As Universidades Federais podem determinar uma nota mínima obrigatória para cada curso, de acordo com seus critérios. Esta nota pode ser, por exemplo, 400 em uma Universidade e 500 em outra, o critério escolhido para determinar esta nota mínima obrigatória é responsabilidade das Universidades. Elas também podem optar por não determinar uma nota mínima, neste caso qualquer aluno pode participar da seleção.
  • As notas dos outros alunos também determinam a nota de corte dentro da lógica do SISU. Quanto mais alunos concorrerem para uma determinada vaga e quanto mais alta for a nota deles, mais sobe a nota de corte.

Como Funciona o SISU

O SISU funciona em um sistema de turnos, durante o dia o site fica aberto para que os alunos possam se cadastrar e modificar os seus dados e durante a noite fica fechado para que o sistema possa processar as inscrições e recalcular as notas de corte.

Para poder ter certeza de que estão com a vaga garantida, os alunos devem verificar a sua situação diariamente e acompanhar as atualizações.

O SISU foi inicialmente projetado pelo MEC para ser atualizado em tempo real ( assim que um novo aluno faz a inscrição ou altera os seus dados todo o sistema é atualizado ) mas para simplificar foi estruturado no formato de turnos.

A primeira edição do SISU foi aberta em 29 de Janeiro de 2010. Segundo dados do MEC a capacidade atual de acessos simultâneos que o site do SISU pode receber é de 200.000 alunos.

(fonte: o globo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA!